Endividamento da economia sobe para 807 mil milhões, o equivalente a 304% do PIB
A dívida global da economia nacional superou em novembro 304% do PIB estimado para 2023. Desde o início de 2024, o endividamento da economia aumentou 7,8 mil milhões de euros.
A economia nacional endividou-se em mais 1,41 mil milhões de euros em novembro, para 806,7 mil milhões de euros, cerca de 304% do PIB estimado pelo governo para 2023, depois de em outubro ter registado um decréscimo de 0,87%.
Segundo dados do Banco de Portugal publicados esta terça-feira, trata-se de um crescimento de 0,18% face a outubro e a nona vez este ano que o endividamento da economia regista uma subida.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
A autoridade liderada por Mário Centeno revela ainda que, em novembro, o crescimento da dívida foi espelhado por todos os agentes económicos, com particulares, empresas e administrações públicas a engrossarem o fardo da dívida.
“O endividamento do setor privado aumentou 1,1 mil milhões de euros, refletindo o incremento do endividamento das empresas privadas, em 1,0 mil milhões de euros, essencialmente perante o exterior, sob a forma de empréstimos e títulos de dívida de curto prazo”, refere o Banco de Portugal, notando que o nível de endividamento das empresas aumentou 0,35% em novembro.
No caso dos particulares, o Banco de Portugal salienta que o endividamento das famílias aumentou 0,05% em novembro (cerca de 700 mil euros) para 149,98 mil milhões, “principalmente junto do setor financeiro.”
Já o endividamento do setor público aumentou 0,08% (cerca de 300 milhões) para 357,17 mil milhões de euros. “Verificou-se um acréscimo do endividamento junto das administrações públicas (2,6 mil milhões de euros), parcialmente compensado por uma redução do endividamento junto do exterior (2,2 mil milhões de euros)”, refere o Banco de Portugal, sublinhando ainda que “esta diminuição foi influenciada pela amortização parcial de empréstimos do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), em 1,5 mil milhões de euros.”
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Endividamento da economia sobe para 807 mil milhões, o equivalente a 304% do PIB
{{ noCommentsLabel }}