Sergas e Novartis lançam um projeto pioneiro com IA para melhorar o diagnóstico da esclerose múltipla

  • Servimedia
  • 4 Março 2025

O projeto “ImaginEM Galicia” apresentado no Mobile World Congress 2025, visa otimizar a utilização da ressonância magnética e estabelecer um modelo replicável para outros sistemas de saúde.

O Serviço Galego de Saúde (Sergas) e a Novartis lançaram o “ImaginEM Galicia”, um projeto pioneiro que utiliza a Inteligência Artificial para melhorar o diagnóstico e o acompanhamento da Esclerose Múltipla (EM). A iniciativa, apresentada no Mobile World Congress 2025, implementa a ferramenta NeuroCloud, concebida para analisar os exames de ressonância magnética de forma rápida e precisa, permitindo aos especialistas identificar lesões e avaliar a evolução dos doentes de forma mais eficiente.

O programa será desenvolvido nos sete hospitais públicos da Galiza, uma das regiões espanholas com maior prevalência de EM. O seu objetivo é normalizar os protocolos de diagnóstico, reduzir os tempos de avaliação e promover a coordenação entre a neurologia e a neurorradiologia. Pretende também estabelecer um modelo inovador que possa ser replicado noutros sistemas de saúde.

De acordo com José Ramón Parada, diretor do Sergas, este projeto “facilitará o diagnóstico precoce e um acompanhamento mais preciso, melhorando a qualidade dos cuidados”. Por seu lado, Eloy Viñuales, diretor de neurociências da Novartis Espanha, sublinhou que “o ImaginEM Galiza não só melhora os cuidados prestados aos doentes de esclerose múltipla, como também promove a equidade no acesso a cuidados avançados”.

O desenvolvimento do programa consiste em três fases: análise do processo de cuidados atual, implementação tecnológica do software NeuroCloud e avaliação contínua para medir o seu impacto clínico. Os resultados preliminares serão apresentados em 2026, com vista a replicar este modelo noutras regiões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sergas e Novartis lançam um projeto pioneiro com IA para melhorar o diagnóstico da esclerose múltipla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião