Juiz recusa pedido de Vítor Escária para reaver os 75,8 mil euros descobertos em São Bento
Antigo chefe de gabinete do primeiro-ministro alegou ao tribunal que o dinheiro apreendido não tem a ver com a Operação Influencer. Mas o juiz de instrução recusou.
O juiz de instrução da Operação Influencer recusou devolver a Vítor Escária os 75,8 mil euros que foram encontrados no seu gabinete em envelopes e numa caixa de champanhe, noticia o Expresso esta sexta-feira. O dinheiro pode vir a ser declarado perdido a favor do Estado, escreve o jornal.
O antigo chefe de gabinete de António Costa quando este era primeiro-ministro requereu a devolução do dinheiro apreendido durante as buscas em São Bento, alegando que “não tem relação com os autos” do processo. E não se conformou com a recusa de devolução, tendo recorrido para o Tribunal da Relação de Lisboa.
O semanário recorda que, durante as buscas, também foi apreendido um computador e várias pen drives. Escária quer reaver também estes bens, algo que considera “imprescindível” para o seu trabalho. Mas o pedido também foi recusado pelo magistrado. Estas apreensões poderão vir a dar origem a um novo processo, por suspeitas de que o dinheiro pode ter tido origens ilícitas, ao contrário do que alega o antigo chefe de gabinete.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juiz recusa pedido de Vítor Escária para reaver os 75,8 mil euros descobertos em São Bento
{{ noCommentsLabel }}