Opiniões

André Melo

A chave para a agilidade e eficiência na Era da IA

O SOM não é um substituto do que existe, mas sim de uma camada adicional que liga dados, processos e sistemas num único ambiente.

Duarte Vilaça

O Presidente que comeu o gato

O presidente norte-americano personifica um acidente no IC19: quanto mais chocante for, mais difícil se torna desviar o olhar. O homem mordeu o cão deu origem ao presidente que devorou o gato.

Vitor Cunha

Jornalista: uma espécie em vias de extinção

Este não é um artigo de memórias, é uma reflexão breve sobre o fim do jornalismo livre face às ameaças tecnológicas, económicas e políticas.

Marlene Gaspar

O Dia da Mulher. Ainda temos de o assinalar?

Não adoro que esta reflexão seja feita por uma mulher. Dá-lhe o cunho do queixume, e do “lá está ela”, mas “shame on me” se não o fizesse.

Nuno Antunes

Afinal quem manda

Como alguém muito importante nas andanças do marketing uma vez disse e bem, “o cliente é o rei”. Vai daí, "Hey Trump, afinal quem manda, pá?”.

Pedro Pimentel

Entre o “nunca pior” e o “façam favor de ser otimistas”

Infelizmente, vemos hoje no cenário internacional e no contexto geopolítico quem repita, vezes sem conta, ‘danças-da-chuva’ cujo único objetivo parece ser o de converter nuvens em tempestade.

José Bourbon-Ribeiro

Spinumviverá

Se um escândalo se mantém vivo ao fim de três semanas, significa que a explicação foi insuficiente. A falta de uma resposta clara por parte de Montenegro mantém o tema aberto e amplifica as suspeitas.

Bárbara Bárcia

O mês perfeito para amar (ou fingir que amamos)

Até quando vamos acreditar que basta um filtro rosado e uma música de piano para vender sentimentos? Mais do que a paciência do consumidor, é a fórmula que está a perder força

Sónia Lage Lourenço

Qual o segredo de uma love brand?

E qual é, afinal, o grande segredo? O cliente. Tudo começa e termina com ele. As marcas que compreendem esta realidade não apenas conquistam mercado, mas conquistam corações.

José Bourbon-Ribeiro

O X da questão

O absurdo desta situação é evidente: os responsáveis políticos europeus não apenas ignoram a realidade em que o X se transformou, como a legitimam.

Rosália Amorim

Marcas. O que Portugal pode aprender com a Alemanha?

Se perguntarmos a um estrangeiro ‘que marca portuguesa conhece’, a resposta é, invariavelmente, Cristiano Ronaldo. É excelente, mas é pouco. Qual é a nossa BMW, a nossa Allianz ou a nossa Siemens?

Miguel Reis

Hoje é o dia. Bora fazer acontecer?

Que tal admitir que não sabemos tudo e que o processo criativo é feito de tentativa e erro? Que é no erro que se cresce? Vamos continuar a jogar pelo seguro ou vamos fazer algo que fique na história?