Negócios +M

Montenegro bate Pedro Nuno Santos em audiências

As explicações de Montenegro, na TVI/CNN Portugal, ganharam em número de espectadores à ofensiva de Pedro Nuno Santos, na SIC e SIC Notícias. A análise é da Dentsu Media para o ECO/+M.

Musk diz que ciberataque à rede X teve origem na Ucrânia

Segundo Elon Musk, foi feito "um ciberataque maciço para tentar derrubar o sistema do X com endereços IP na área da Ucrânia". O ataque inutilizou o X durante alguns períodos esta segunda-feira.

Consumidores querem IA generativa nas experiências de compra

O estudo aponta ainda que mais de metade (53%) dos consumidores muda regularmente de marca ou de comerciante, apesar de terem subscrito programas de fidelização.

Governo aprova quatro medidas para os media

O Plano Nacional para a Literacia Mediática e o Plano Nacional para a Segurança dos Jornalistas foram dois dos diplomas para os media aprovados em Conselho de Ministros esta segunda-feira.

Rede social X com problemas de funcionamento

Depois de uma primeira falha na manhã desta segunda-feira, a rede social de Elon Musk tem sofrido outras interrupções ao longo do dia, deixando de funcionar.

Mimosa passa a parceira de nutrição” da Federação de Rugby

A Mimosa assume assim o compromisso de fornecer todas as seleções com a sua gama Mimosa proteína nas quantidades diárias necessárias, como "contributo para a energia e recuperação muscular".

Parlamento Europeu aponta seis táticas de desinformação

Uso de emoções, polarização do debate ou retirar a informação do contexto são algumas das técnicas usadas para propagar desinformação, para as quais o Parlamento Europeu avança alguns "antídotos". 

Novo contrato é “sinal de confiança” em quem gere a RTP

Pedro Duarte defendeu que o Governo acredita que a RTP precisa de autonomia e flexibilidade de gestão. Possível queda do Governo põe em causa plano de reestruturação da empresa, diz ministro.

O novo contrato de concessão da RTP visto à lupa

O Conselho de Opinião vai ser ouvido, mas sem parecer vinculativo, no lançamento e fecho de canais. A publicidade mantém-se, com 12 minutos repartidos por duas horas. Novo contrato é assinado hoje.

Câmara do Porto discute revogar contrato com empresa de OOH

A revogação implica o pagamento de contrapartidas financeiras de 364 mil euros por parte da empresa. Já a autarquia tem de adquirir os 50 equipamentos instalados pela empresa no valor de 239.850 euros

ERC e CGI alertam para autonomia dada à administração da RTP

Tanto o Conselho Geral Independente como a ERC alertaram para a eliminação da intervenção prévia do Conselho de Opinião na criação de novos serviços da RTP, que concede mais autonomia à administração.

Netflix aumenta 11% o investimento em conteúdos em 2025

O investimento de 16.700 milhões de euros em conteúdos em 2025 representa um aumento de 11% face ao ano anterior mas a Netflix está a analisar "onde está a maior oportunidade de crescer e investir".

André Folque assume liderança da Choreograph Portugal

Enquanto novo managing diretor da Choreograph Portugal, André Folque vai ser responsável por liderar a unidade de data e tecnologia do grupo WPP que passa a integrar a oferta do GroupM.

6% dos CMO ainda não usam inteligência artificial

Embora os CMO demonstrem preocupações quanto ao retorno sobre o investimento feito em GenIA, 47% aponta que a sua adoção lhes traz um grande benefício na avaliação e reporting das suas campanhas.

Marcas que apostam em tecnologias avançadas vendem mais

Apesar de, a longo prazo, as empresas beneficiarem de "mais clientes satisfeitos, mais vendas e menos devoluções", são também apontados obstáculos à implementação destas tecnologias.

Canais da SIC passam a estar disponíveis na Digi

A oferta da operadora romena passa assim de 73 para 81 canais televisivos. Com a entrada da SIC, a Digi já conta com os três canais generalista disponíveis no seu portefólio em Portugal.

TVI reforça liderança em fevereiro

A TVI reforçou a distância que a separa da SIC, recuperou o prime-time e ganhou as manhãs. A CNN mantém-se o canal mais visto de informação e o CMTV cresceu no último mês. A análise é da Dentsu/Carat.

Samsung entrega estratégia de marketing de influência à Samy

A conta foi ganha em concurso e a colaboração tem como objetivo reforçar a presença digital da marca no mercado português.

Meta lidera reclamações sobre serviços digitais em 2024

A Anacom registou 65 reclamações de destinatários de serviços digitais contra prestadores de serviços intermediários (PSI). Facebook e Instagram responderam por 48% das reclamações recebidas.

Recomendações no streaming não devem focar apenas no passado

Estudo evidencia a necessidade de as plataformas de streaming estarem atentas às novas tendências dos utilizadores e de os seus algoritmos não apostarem apenas na análise de comportamentos passados.

Plano de insolvência da TiN prevê injeção de até 1,5 milhões

A empresa conta atualmente com 104 colaboradores e estima que "os custos com pessoal não poderão ultrapassar os 250 mil euros/mês".

CO discorda da autonomia dada à administração da RTP

O órgão aponta ainda que o modelo de financiamento da RTP, expresso no documento, "continua genérico, não sendo possível aferir a sua sustentabilidade e previsibilidade numa base consistente".

Cinemas Nos esperam 8,8 milhões de espectadores este ano

Os Cinemas Nos antecipam para 2025 um aumento de mais de um milhão de entradas nas salas da marca. Em 2024 a quebra foi de 4%, embora as receitas de bilheteira tenham crescido na ordem dos 2%.

Projeto europeu lança bolsa para combate à desinformação

A iniciativa é dirigida a jornalistas emergentes com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e com pelo menos dois anos de experiência em reportagens sobre desinformação.

IP pede retirada de publicidade colocada à beira da estrada

No caso das empresas que não removam as estruturas em 20 dias, a IP promoverá a remoção a expensas dos titulares. Algumas destas entidades já comunicaram que vão retirar os suportes no prazo indicado.

Edson Athayde, CEO e CCO da FCB e Rodrigo Viana de Freitas, CEO da Central de Informação, em entrevista ao ECO/+M - 26FEV25
“A era do improviso” em comunicação política “acabou”

Rodrigo Viana de Freitas e Edson Athayde estão a lançar O Método. Em ano de eleições, com as presidências na ordem do dia e no rescaldo das eleições dos EUA, ajudar a combater o populismo é objetivo.