“Há uma ditadura da oferta de emprego, mas está a terminar”. Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Os portugueses trabalham, em média, 38,4 anos. É esse o valor que dá título a este podcast que se debruça em entrevistas quinzenais sobre os temas mais quentes do mundo do trabalho.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

 

João (nome fictício) é gestor de projeto e está à procura de uma nova oportunidade de trabalho. Encontrou uma oferta online e candidatou-se, sem prestar muita atenção à empresa que está a anunciar a vaga. É a isto que Luís Sottomayor chama de “ditadura da oferta de emprego”. Mas isso, prevê o CEO da consultora Talent Portugal, está a terminar.

Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro”, falamos de employer branding, conflitos entre gerações e do direito dos candidatos a terem informação sobre os empregadores.

Luís Sottomayor, CEO da Talent Portugal, em entrevista ao podcast do ECO “Trinta e oito vírgula quatro”Hugo Amaral/ECO

“O mercado está muito dominado, especialmente o mercado digital, pela ditadura da oferta de emprego. Mas está a terminar. Vejo uma oferta. Muitas vezes nem sei para que empresa estou a concorrer e isso é algo que não faz sentido“, sublinha o responsável.

Por outro lado, Luís Sottomayor alerta que “assim como há talento escondido, também há muitas empresas que estão escondidas“. É aí que o employer branding deveria entrar, sendo que, neste momento, são mais as grandes empresas a investir nessas estratégias, conta o CEO.

O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.

Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?

Neste mês de janeiro, vamos explorar essa questão do ponto de atração de talento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Há uma ditadura da oferta de emprego, mas está a terminar”. Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião