Afluência às urnas até ao meio-dia acima das últimas eleições. Votaram 25,21% dos eleitores inscritos
Até às 12h votaram mais de 2,7 milhões de eleitores. Trata-se de um número 8,3% acima dos números registados nas eleições anteriores realizadas em janeiro de 2022.
Os portugueses estão a afluir às urnas a um ritmo mais elevado do que nas últimas eleições legislativas, realizadas a 30 de janeiro de 2022. Até ao meio-dia deste domingo, tinham votado 25,21% dos 10.819.122 eleitores inscritos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI) recolhidos nas cerca de 13 mil mesas de votos disponíveis.
Trata-se de 1,94 pontos percentuais acima da taxa de afluência de 23,27% registados nas eleições legislativas de 2022 também até às 12h de 30 de janeiro, cujas eleições terminaram com uma taxa de abstenção final de 48,54%, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições.
“Há um pequeno acréscimo. É um sinónimo de maior participação. Vamos ver se ao longo do dia a participação se mantém“, refere Fernando Anastácio, presidente do Conselho de Nacional de Eleições.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
As assembleias de voto para as eleições legislativas abriram às 8 horas deste domingo em Portugal Continental e na Madeira, e encerrarão às 19 horas. Após essa hora só podem votar os eleitores que se encontrem na assembleia de voto. Nos Açores, as mesas de voto abriram e vão encerrar uma hora depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
Fernando Anastácio revela que “todas as mesas abriram às 8 da manhã”, salientando que isso “é um fator muito significativo e a registar.”
Segundo a Comissão Nacional de Eleições estão registados 10.819.122 eleitores, menos 1.215 do que nas anteriores legislativas, em 2022. Quase um terço dos eleitores estão localizados em Lisboa e no Porto, que em conjunto agregam mais de 3,5 milhões de pessoas. No canto oposto está Portalegre com pouco mais de 93 mil eleitores registados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Afluência às urnas até ao meio-dia acima das últimas eleições. Votaram 25,21% dos eleitores inscritos
{{ noCommentsLabel }}