Fitch mantém inalterado rating de Portugal

  • ECO
  • 22 Março 2024

A agência decidiu não mexer na notação da dívida soberana portuguesa, com a perspectiva a manter-se também em "estável". A agência acredita que há "riscos" que podem resultar da "incerteza política".

A agência financeira Fitch manteve o rating de Portugal em A-, com perspetiva “estável”, depois de ter subido, em setembro do ano passado, a notação de BBB+ para o atual patamar A.

Apesar de prever excedentes orçamentais de 0,2% do PIB em 2024 e 2025, a agência norte-americana alerta para “riscos” que podem resultar da “incerteza política que resulta das eleições” legislativas. A Fitch antevê que a próxima legislatura seja marcada por “dinâmicas difíceis entre potenciais parceiros de coligação”, com “negociações que se podem arrastar” e existe mesmo no horizonte “a possibilidade de novas eleições”, perante o cenário de “um governo minoritário dependente do apoio da oposição”.

No entanto, “com base num certo consenso político sobre políticas orçamentais prudentes”, a Fitch acredita que o cenário político “não se traduzirá numa flexibilização orçamental”. Nas previsões macro, para 2024 e 2025, a agência prevê um crescimento de 1,4% e 1,8%, respetivamente, “superior ao desempenho da zona euro”. A Fitch estima ainda que o rácio da dívida caia para 92% do PIB em 2025 e termine 2027 “abaixo dos 85%”.

A agência considera ainda que o mercado de trabalho se revelou “resiliente aos recentes choques adversos”, com uma taxa de desemprego de 6,5% no início de 2024 e uma taxa de emprego recorde de quase 69%. E numa altura em que a inflação “diminuiu para 2,3% em fevereiro de 2024, ligeiramente abaixo da média da zona euro de 2,6%”, a Fitch aponta que venha a cair “para uma média de 2% em 2025”.

A Standard & Poor’s tinha sido a última, no início de março, a elevar a notação de Portugal de BBB+ para A- (e perspetiva positiva), que marcou regresso de Portugal, ao fim de 13 anos, ao patamar A em todas as agências de rating. Antes, em janeiro, a canadiana DBRS tinha deixado a notação da dívida soberana sem qualquer alteração, depois de já ter promovido o rating no patamar A.

A Moody’s, que classifica ao rating de Portugal em A3, com perspetiva estável, será a próxima agência a pronunciar-se a 17 de maio.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch mantém inalterado rating de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião